<< Profissional de comércio exterior

"Aquele que gerencia e acompanha as relações comerciais com empresas estrangeiras e governos de outras nações"
Fonte: Dicionário Michaelis

► O que é ser um profissional de comércio exterior?

    O profissional de comércio exterior é o responsável analisar tendências de mercado, elaborar estratégias de negócios e de marketing adequadas a cada caso, por acompanhar os processos burocráticos referentes ao comércio de bens e serviços com empresas estrangeiras ou governos de outras nações, utilizando conceitos administrativos, econômicos e comerciais . Esse profissional produz relatórios sobre os mercados mais promissores, identifica as necessidades de clientes ou fornecedores, presta assessoria quanto à métodos técnicos e projetos do meio globalizado, organiza procedimentos para a transação, importação e exportação, além de definir o meio de transporte mais adequado para a efetivação do negócio em cada caso e atuar como despachante aduaneiro. Também é responsabilidade do profissional de comércio exterior o estudo dos contratos e sua adaptação às necessidades dos envolvidos e a cotação das moedas, além de atuar também em empresas de logística internacional.

► Quais as características necessárias para ser um profissional de comércio exterior?

    Para ser um profissional de comércio exterior é necessário, além do inglês obrigatório, ter domínio, no mínimo, de mais um idioma estrangeiro.     Conceitos de administração, economia, relações internacionais e direito, além dos que o curso proporciona são interessantes para que o profissional se destaque no mercado de trabalho. Manter-se sempre informado sobre a política externa, as relações entre os países e a economia mundial. Outras características necessárias são:

  • disponibilidade de horários e para viajar
  • habilidade para lidar com as pessoas
  • boa comunicação
  • habilidade para negociar
  • capacidade de persuasão
  • autocontrole
  • responsabilidade
  • ser eloqüente
  • dominar bem os idiomas e falar corretamente o português
  • capacidade de tomar decisões
  • saber trabalhar sobre pressão
  • habilidade de mediação
  • capacidade de organização
  • manter-se sempre atualizado por meio de cursos

► Qual a formação necessária para se tornar um profissional de comércio exterior?

    Para ser um profissional de comércio exterior é necessário diploma de curso superior de tecnologia em Comércio Exterior, com a duração média de dois a quatro anos, que visa formar tecnólogos com competência e habilidade para atender às demandas das empresas contratantes, além de incentivar a capacidade de compreensão dos processos do comércio exterior. Algumas matérias que compõe a grade curricular do curso são: análise microeconômica, introdução à filosofia, sociologia aplicada à administração, instituições de direito público e privado, elementos de matemática, comunicação empresarial, estatística aplicada, finanças internacionais, gerenciamento de projetos, marketing internacional, entre outras. A pós-graduação também é muito importante para se destacar no mercado de trabalho, especializando e qualificando o profissional, pois por ser uma área de contato direto com grandes empresas e órgãos internacionais é necessário credibilidade do profissional. O conhecimento de idiomas também é parte na formação acadêmica, além do inglês obrigatório, é muito recomendável o domínio de outro idioma estrangeiro.

 

► Principais atividades

  • mediar comercializações internacionais
  • analisar as tendências de mercado
  • identificar os mercados mais promissores
  • prestar assessoria aos investidores, identificando programas de investimento rentáveis e planejando negócios
  • produzir relatórios sobre a economia e as trocas comercias internacionais
  • realizar o acompanhamento de processos de importação e exportações para empresas públicas ou privadas
  • elaborar estratégias de mercado e marketing
  • orientar empresas públicas ou privadas em técnicas e estratégias de atrair clientes internacionais
  • assessorar clientes em trocas e negociações no exterior
  • negociar transações internacionais
  • acompanhar a transação até o final, escolhendo inclusive o tipo de transporte mais adequado à cada mercadoria
  • identificar as necessidades dos negociantes, adaptando a elas contratos de compra e venda
  • estuda contratos de financiamento
  • define a cotação da moeda
  • realizar trabalhos como despachante aduaneiro
  • planejar projetos em empresas de logística

► Áreas de atuação e especialidades

  • Empresas privadas: assessorando investidores, analisando os mercados mais promissores, estudando contratos internacionais, produzindo relatórios das tendências de mercado, acompanhando negociações internacionais e especificando as condições até o final da transação e avaliando o cenário mundial, dando diretrizes aos clientes à respeito da economia e das relações entre as nações, assim, analisando as possibilidades de negócios
  • Empresas públicas: produzindo relatórios de mercado, avaliando condições para negócios governamentais, acompanhando a transação até o final, analisando contratos, orientando empresas públicas quanto a técnicas de mercados globalizados, realizar negociações de acordos bilatérias ou multilaterais, tratar de assuntos técnicos de mercados globalizados e de acordos entre nações, pode atuar em blocos econômicos ou em uniões aduaneiras como o Mercosul, ou a União Européia
  • Empresário: pode atuar por conta própria, prestando assessoria e consultoria em sua área
  • Ensino: pode atuar como professor ou até mesmo dando palestra sobre o mercado internacional

► Mercado de trabalho

    O mercado de trabalho para o profissional de comércio exterior se expande cada dia mais, isso porque a globalização forma um mundo onde as distâncias tendem sempre a diminuir e onde por meios imateriais (como a internet e o telefone) podem ser realizados inúmeros tipos de negociações, essa "aldeia global", demanda sempre mais profissionais para trabalhar nesse mercado. Com o aumento do volume das transações efetuadas entre empresas, públicas ou privadas, brasileiras e o restante do mundo, a necessidade de profissionais qualificados para o setor também aumenta. Para se destacar no mercado, além do inglês fluente é necessário no mínimo, o conhecimento de outro idioma. Cursos de pós-graduação, qualificação, especialização ou experiências no exterior também são muito bem vindos.

► Curiosidades

    O primeiro grande produto de exportação do Brasil como país independente de Portugal foi o café. Bem antes do ciclo do café, o Brasil já era exportador de outros produtos de grande importância na economia da época( como exemplos da cana-de-açúcar, no Nordeste e do ouro em Minas Gerais), porém, por ser colônia de Portugal, somente passava toda a produção para a metrópole que distribuía e ficava com todo o lucro. Depois do colapso do café, a economia brasileira foi obrigada a se diversificar, tanto na produção agrícola, como no surgimento de indústrias e serviços. Atualmente, os maiores parceiros do Brasil no comércio exterior são a União Européia, os Estados Unidos, o Mercosul e a China. O Brasil é a 10ª economia mundial, de acordo com o PIB ( Produto Interno Bruto), embora no ranking do IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano), que mede a qualidade de vida da população, ocupe a posição 63. Hoje, a pauta de exportações do Brasil é considerada moderna e diversificada, e vai de produtos agrícolas à automóveis e aviões e é visto pelo mundo como um país com muito potencial de crescimento, como a Rússia, a China e a Índia.