Jovem é mais conservador, diz pesquisa

05/07/2011 08:51

    Os jovens são mais conservadores que as pessoas mais velhas quando o assunto é aplicação de recursos. Uma pesquisa do banco San­tander feita com clientes de alta renda mostrou que as pessoas de 20 a 33 anos – a chamada “geração Y”, cujos integrantes costumam ser definidos como “ansiosos, dinâmicos e arrojados” – aplicam em média 82,1% dos seus recursos na caderneta de poupança, a mais conservadora das aplicações, e só 0,9% nos fundos e investimentos mais arriscados.
    A mesma pesquisa mostra que a “geração X” (nascidos entre 1965 a 1977) aplica menos em poupança e mais em fundos arrojados, alocando 57% na caderneta e 3,1% no risco maior. Já entre os “baby boomers” (nascidos de 1946 a 1965), o porcentual alocado na poupança cai para 44,3% e em produtos arriscados, sobe para 3,6%.

    Apesar da aplicação em produtos de maior risco ser ainda incipiente na Geração Y, o Santander destaca que esse grupo se preocupa em “testar todos os tipos de investimento, mas prefere, ao menos por enquanto, não expor parte significativa do seu patrimônio a riscos”. Por isso, os jovens que procuram aplicações mais arriscadas investem apenas pequenas quantias, segundo o relatório.

Fonte: